O Censo 2020, vem aí e tem novidades. Fiquem de olho nos editais <<>. Mais de 200 mil vagas serão abertas <<>. Uma retrospectiva do IBGE de 2019

10:59


RENATO SANTOS 30/12/2019    Em 2020, vem aí  o senso no Brasil que será realizado pelo IBGE, mas, tem boas noticias  também, logo será divulgado  o edital do concurso  público.

Um dos concursos mais aguardados para 2020 é o do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que deve preencher mais de 225 mil vagas nos próximos editais lançados. 

Vale salientar que os próximos processos seletivos deverão se voltar ao preenchimento de vagas nas funções de agente censitário municipal e agente censitário supervisor (ensino médio). 

Além dessas, é aguardada também contratação de 196.000 vagas temporárias na ocupação chave do IBGE: recenseador (fundamental).

Mesmo sem edital lançado, a expectativa é que a remuneração para os agentes censitários possam chegar a R$ 2.400,00, enquanto que o salário para recenseador tenha valor inicial de R$ 1.100,00. As informações disponíveis apontam que essas seleções serão feitas de modo simplificado, mas ainda não foram definidas as bancas.

No que diz respeito aos concursos para vagas definitivas, é importante salientar que desde que tomou posse no início de 2019, a presidente do órgão Susana Guerra demonstrou a preocupação com um concurso para efetivos, uma vez que, segundo a própria presidente, nos últimos oito anos, o Instituto perdeu mais de 30% do quadro, com perspectiva de perder ainda mais com as inevitáveis aposentadorias dos servidores. A realização do Censo 2020 é outro fator que reforça a realização de ovos certames no ano que inicia. 
fonte IBGE

Ao longo de 2019, a Agência IBGE Notícias divulgou as informações produzidas pelo IBGE para cumprir sua missão de retratar o Brasil para o exercício da cidadania. Os principais resultados de pesquisas e estudos, das áreas de estatística e geociências, ganharam destaque em notícias e reportagens que passaram a contar ainda mais com a presença de gráficos, fotografias, áudios e vídeos. A seleção a seguir traz uma seleção de algumas dessas matérias.
Créditos : Gazetacentral .

You Might Also Like

0 comentários