Tendinite do Glúteo Médio e Mínimo: Uma doença pouco conhecida que atinge uma boa parte da população

06:19




Os músculos glúteos médio e mínimo (músculos do bumbum) são os principais estabilizadores pélvicos e estão localizados na região lateral do quadril, juntos realizam os movimentos de abdução e rotação interna dos quadris mantendo assim, o equilíbrio da bacia e do tronco.
Muita das vezes pode ser confundida com bursite trocantérica ou em outros casos pode também ser confundida com fibromialgia, ou também dor no nervo ciático.


Causas


Esforço repetitivo;
Sobrecarga de peso;
Degeneração tendínea;
Fraqueza dos glúteos;
Em alguns casos, pode ser causada por traumas agudos.


Sintomas 


Os sintomas são parecidos com a bursite trocantérica;
Dor na lateral do quadril;
Dor ao caminhar;
Dor ao subir e descer escadas;
Fraqueza na força de abdução;
Edema.


Também dentre os sintomas relatados pelo paciente está a dor no quadril, as articulações distais também sofrem com as compensações, produzindo sintomas de dor nos joelhos e tornozelos. 

Tratamento

O tratamento pode ser realizado com medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios. E a Fisioterapia é fundamental fortalecer e alongar a estrutura comprometida, através de exercícios isométricos, concêntricos e por fim excêntricos, não somente desses dois músculos, mas incluir a estabilização lombopélvica.
Pilates e/ou Treinamento Funcional são indicados para a melhora do quadro, ambos os recursos atuam no reequilíbrio neuromuscular são adaptados de acordo com o paciente. É imprescindível que o paciente não sinta dor durante a execução dos movimentos. O profissional também deve ter cuidado com a postura e com a simetria de membros inferiores do paciente evitando a ocorrência de valgo dinâmico e da pronação do pé.


David Rabêlo
Fisioterapeuta/ CREFITO 233789-F
Especialista em Fisioterapia do Trabalho e Ergonomia
Especialista em Docência do Ensino Superior
Aperfeiçoado em Perito Judicial e Extrajudicial
Terapeuta em Hipnoterapia Clínica

You Might Also Like

0 comentários